/
Notícias
Câmara dos Deputados fará audiência pública sobre o Perfil do Caminhoneiro Autônomo
A Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, realizará no dia 13 de agosto, a partir das 15h30, uma audiência pública para apresentar os dados da Pesquisa Perfil do Caminhoneiro Autônomo, realizada pela CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos). Durante o evento, também será realizado um debate sobre políticas públicas aos profissionais do transporte rodoviário de cargas.
A solicitação da audiência pública foi feita pelo Deputado Federal Zé Trovão (PL-SC), solicitando que sejam convidadas diversas autoridades ligadas ao setor de transportes, com sindicatos, federações, além de representantes dos Ministérios dos Transportes, Saúde, Trabalho e Indústria, Comércio e Desenvolvimento, além da Senatran, ANTT, DNIT e PRF.
Pesquisa CNTA
A pesquisa, realizada pela CNTA, foi iniciada em maio, e vai apresentar dados inéditos do transportador autônomo sobre seu perfil pessoal, percepções sobre o mercado e sua realidade na profissão.
As novas informações também trarão um comparativo com os dados obtidos pela pesquisa realizada em 2022, possibilitando uma análise sobre a evolução da profissão neste período.
O questionário trará informações sobre a média de idade dos profissionais e dos caminhões, tempo de profissão, remuneração, jornada de trabalho, pontos de parada e descanso nas rodovias, percepção sobre cumprimento de leis, saúde do caminhoneiro, segurança nas estradas, dentre outros assuntos.
Mais de mil caminhoneiros, de todas as regiões do país, devem ser entrevistados.