Quem Somos

A FETRABENS - FEDERAÇÃO DOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS DE CARGAS EM GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO é uma entidade sindical de grau superior, composta por 25 Sindicatos filiados, sendo a maior federação de transportadores autônomos do Estado de São Paulo.


Desde a sua constituição, no dia 27 de novembro de 1985, a FETRABENS protagonizou, na qualidade de negociadora, diversas e relevantes ações, que ensejaram grandes conquistas para os Transportadores Autônomos, como alteração de leis, portarias e outros normativos para que o Transportador pudesse exercer sua profissão com dignidade e segurança.


Além disso, a FETRABENS é reconhecida e tida como uma referência pelos órgãos governamentais das esferas federal e estadual, pois é um dos principais colaboradores com Estado, na qualidade de entidade técnica e consultiva, para o estudo de políticas públicas e de apresentação de soluções a diversos problemas relacionados ao trânsito e transporte rodoviário de cargas.


Com o auxílio de seus Sindicatos filiados, a FETRABENS exerce um papel fundamental não só para a categoria, mas para o transporte de cargas brasileiro: contribui para o desenvolvimento assistencial, a partir de ações que envolvam a educação, saúde, lazer e suporte jurídico aos Transportadores Autônomos.


E essa sinergia e cooperação materializa o foco da FETRABENS, que é o de assegurar um ambiente de trabalho seguro, digno, equilibrado, tanto no que diz respeito à competividade como no ambiente de trabalho. 



Nossos Objetivos

Nossos Objetivos



• Coordenar e proteger os direitos e interesses da categoria dos Transportadores Autônomos de Cargas; 


• Colaborar com os poderes públicos no aprimoramento e na construção de políticas públicas que resguardem os interesses e direitos dos transportadores de cargas, em estrita observância com o que preceitua a Constituição Federal; 


• Colaborar com Estado como órgão técnico e consultivo no estudo e soluções dos diversos problemas relacionados a trânsito e transporte de cargas no Estado de São Paulo;


• Coordenar os sindicatos representativos da categoria dos Transportadores Autônomos de Carga do Estado de São Paulo;


• Promover a solidariedade e a união de todos os seus sindicatos filiados, bem como promover a harmonia e a solidariedade social de todas as classes;


• Estimular melhorias para a qualificação profissional dos Transportadores Autônomos de Cargas, especialmente do Estado de São Paulo;


• Tornar mais competitivo o transporte realizado pelo Transportador Autônomo de cargas; 


• Promover a Justiça Social, contribuindo para a maior aproximação entre os interesses de sua categoria representada às outras categorias, bem como com os Poderes Públicos.

Nossos Projetos

Recanto Angaturama

O Hotel Fazenda Recanto Angaturama, está localizado na Estância Turística de Santa Isabel, a 57 km de São Paulo. Dedica-se a diversões, entretenimento, hospedagens, eventos e principalmente à arte de transformar momentos de lazer ou trabalho em dias inesquecíveis. O Hotel proporciona diversão, conforto, gastronomia, lazer, equipe de recreação, atendimento diferenciado e profissional. O nosso principal atrativo é o convívio direto com a natureza, com os animais e muito descanso.


Saiba Mais +

Projeto Compensar

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade socioambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a FETRABENS e seus filiados criaram o COMPENSAR – Projeto Ambiental do Transporte. Destinado a promover o engajamento de transportadores autônomos (que transportam cargas e bens) e sociedade como um todo em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.


Saiba Mais +