Exame toxicológico: não existe qualquer multa automática, esclarece Senatran

Por Fetrabens | 15 de janeiro de 2024

Compartilhe:

Não haverá multa automática para caminhoneiros que deixarem de realizar o exame toxicológico. A informação é da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, que integra o Ministério dos Transportes. Em nota oficial, a Senatran afirmou que “não existe a possibilidade de aplicação de qualquer tipo de multa automática. Precisa primeiro ser lavrado auto de infração de trânsito, com expedição de notificação de autuação, direito à defesa e notificação de penalidade”, afirmou no comunicado oficial. Ainda segundo a Senatran, a punição só ocorre após encerrado todo o processo administrativo.

Ainda assim, motoristas com as CNHs C, D e E poderão ser multados a partir do próximo dia 28, em ações de fiscalização por exemplo, se estiverem com o exame toxicológico vencido. A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

“ Por isso, caminhoneiros que ainda estão com o exame vencido têm menos de 20 dias para procurar um laboratório e realizar o toxicológico.

Fonte: CNTA
 



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo
Nova Ação atendimento
Fetrabens
Ao clicar em enviar você concorda com os
Termos de Privacidade