MP destina R$ 6 bi em financiamento para renovação da frota de caminhões

Por Fetrabens | 17 de dezembro de 2025

Compartilhe:

Nesta terça-feira (16/12), o Governo Federal publicou uma medida provisória que autoriza a destinação de até R$ 6 bilhões para linhas de financiamento voltadas à renovação da frota de caminhões no país. Podem acessar as linhas de financiamento transportadores autônomos, cooperados, empresários individuais e empresas de transporte.

De acordo com a Medida Provisória 1.328/2025, os recursos poderão ser usados por pessoas físicas e jurídicas do setor de transporte rodoviário de cargas para a aquisição de caminhões novos ou seminovos, com gestão do Ministério da Fazenda e operação financeira a cargo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 

No caso de caminhões novos, o financiamento ficará restrito a veículos de fabricação nacional credenciados no BNDES, enquanto a compra de seminovos será permitida apenas para transportadores autônomos e cooperativas. As operações deverão observar critérios mínimos de conteúdo nacional e de sustentabilidade ambiental, social e econômica, a serem definidos pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

 

Além da política voltada ao transporte de cargas, o texto altera regras da MP 1.314/2025 para ampliar as possibilidades de liquidação ou amortização de dívidas rurais. A mudança permite o uso da linha de crédito rural para operações contratadas entre julho de 2024 e junho de 2025, incluindo contratos renegociados ou prorrogados, beneficiando produtores rurais afetados por eventos adversos.

 

A íntegra da Medida Provisória pode ser visualizada neste link.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo
Nova Ação atendimento
Fetrabens
Ao clicar em enviar você concorda com os
Termos de Privacidade