
Notícias

Tabela do frete será revisada se alta do diesel passar de 5%
Por Fetrabens | 17 de maio de 2022
Compartilhe:
Nesta terça-feira (17), o governo federal publicou uma medida provisória que permite a atualização da tabela do frete pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sempre que houver variação de 5% no valor do diesel.
A Medida Provisória 1.117/2022 altera a Lei 13.703, que define a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A norma antiga previa atualização na tabela de preço mínimo de frete quando a oscilação no preço do diesel fosse superior a 10%. Agora, com a redução do percentual para 5%, a expectativa é que a ANTT publique uma nova tabela de frete.
“O modelo de cálculo avalia os custos fixos – como o custo de depreciação do veículo, da mão de obra dos motoristas, de seguros, entre outros – e os custos variáveis, como combustível, gasto de pneus, lubrificantes, manutenção do veículo”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República. A estimativa do governo é que o preço do diesel representa cerca de 40% dos custos para a prestação do serviço do frete.
A íntegra da MP 1.117/2022 pode ser visualizada em https://bit.ly/3lnMoi0.
Com informações do Notícias R7