Ajuste SINIEF 45 possibilita o Encerramento do MDF-e pelo Transportador

Por Fetrabens | 21 de dezembro de 2023

Compartilhe:

Em 8 de dezembro de 2023, durante a 191ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, foi aprovado o Ajuste SINIEF nº 45, conforme publicação no Diário Oficial da União em 13 de dezembro de 2023.

 

De acordo com as novas disposições, o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) deverá ser emitido no término do carregamento e antes do início do transporte, bem como a finalização ao término do último descarregamento descrito no documento.

 

Uma mudança significativa introduzida pelo ajuste é a possibilidade de o MDF-e ser encerrado pelo transportador declarado no documento. Caso o emitente não tenha providenciado o encerramento, o transportador através da aplicativa nota fiscal poderá encerrá-lo onde este assume a responsabilidade pelos efeitos jurídicos desse encerramento.

 

Essa medida visa proporcionar ao transportadora maior autonomia na gestão do MDF-e, contribuindo para evitar a cobrança de pedágio sobre todos os eixos quando o caminhão estiver vazio.

 

Essas alterações representam avanços no processo de controle fiscal e na simplificação das operações de transporte, beneficiando tanto os transportadores quanto as empresas envolvidas nesse cenário. É importante que os profissionais do setor estejam cientes dessas mudanças para garantir a conformidade com a legislação vigente.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo
Nova Ação atendimento
Fetrabens
Ao clicar em enviar você concorda com os
Termos de Privacidade