/
Notícias
Nota de Pesar - Deputado Estadual Campos Machado
O deputado estadual de São Paulo por oito mandatos consecutivos, Campos Machado, faleceu na manhã deste sábado (6) em São Paulo, onde estava internado.
Veterano na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Campos Machado foi deputado estadual de 1987 a 2023.
Em 2022, Campos Machado apresentou um projeto de lei de grande importância para os Transportadores Autônomos de Cargas do Estado de São Paulo: o PL 390/2022.
Esse projeto institui o Programa de Estímulo ao Transportador Autônomo de Cargas do Estado de São Paulo, uma bandeira defendida pelo parlamentar dentro e fora da Assembleia Legislativa.
Campos Machado foi chefe do PTB em São Paulo, partido ao qual foi filiado durante quase toda a sua carreira política. Em 2020, deixou a sigla.
Machado, então, se filiou ao Avante, partido que passou a presidir em São Paulo, e criou a SP Frente Cidadã, um movimento suprapartidário para resgatar o trabalhismo no estado.
Em agosto de 2023, ele se filiou ao PSD de Gilberto Kassab. Na ocasião, Kassab classificou o ex-deputado como "uma das grandes celebridades da política paulista e nacional".
Político influente no interior paulista, Machado passou a atrair prefeitos para seu novo partido.
Na Assembleia, Machado era aliado dos governos tucanos, especialmente de Geraldo Alckmin, hoje vice-presidente da República filiado ao PSB.
Campos Machado atuou principalmente nas áreas de segurança pública e justiça —foi um defensor da redução da maioridade penal.
A Fetrabens lamenta profundamente a perda do amigo Campos Machado que, muitas das vezes, defendeu e promoveu melhorias para toda a nossa categoria.