Projeto de lei quer criar aposentadoria especial para caminhoneiros

Por Fetrabens | 04 de novembro de 2021

Compartilhe:

O deputado federal José Nelto (PODEMOS/GO) apresentou o Projeto de Lei 3.849/2021, que pretende criar um sistema de aposentadoria especial para os caminhoneiros autônomos e celetistas, independentemente do tipo de operação que exerçam, porque as atividades por eles desempenhadas são especiais, com agentes insalubre e perigosos.

 

O projeto também destaca que a aposentadoria especial será remunerada com renda mensal equivalente a 100% do salário-de-benefício. A aposentadoria especial seria concedida com 15, 20 ou 25 anos, dependendo do tipo de atividade desempenhada.

 

“A rotina dos caminhoneiros é intensa, já que eles chegam a rodar mais e 9 mil km por mês e trabalhar 11,5 horas por dia, e 5,7 dias por semana. É evidente que, diante de tamanha dedicação em prol do nosso País, esses profissionais acabam por se expor à elevado risco, desgaste, e acaba por ter o necessário convívio familiar bastante comprometido”, disse o deputado, na justificativa do projeto.

 

Para o deputado, a concessão de aposentadoria especial para os caminhoneiros é uma forma de amenizar a dor e o sofrimento daquele que está exposto a um ambiente de trabalho agressivo, em que é sujeito a agentes prejudiciais a sua saúde e integridade física.

 

“A aposentadoria especial abrirá uma janela para que os caminhoneiros possam encerrar a atividade laboral com maior brevidade e, com isso, possam se afastar das condições que prejudicam a vida dos trabalhadores, que entre outras escolhas, poderão dedicar-se à família”, completou.

 

O projeto foi apresentado na Câmara dos Deputados no dia 03 de novembro, e ainda precisa tramitar por comissões e pelo plenário, pelo Senado e passar pela sanção presidencial para passar a valer.

 

Fonte: Blog do Caminhoneiro



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo
Nova Ação atendimento
Fetrabens
Ao clicar em enviar você concorda com os
Termos de Privacidade