Banco do Brasil lança linha de crédito para caminhoneiros

Por Fetrabens | 08 de abril de 2022

Compartilhe:

O Banco do Brasil lançou nesta quinta-feira (7) uma linha de crédito voltada a caminhoneiros autônomos e que permite a eles anteciparem o recebimento de fretes.

 

Essa é a terceira iniciativa voltada à categoria dos caminhoneiros anunciada pelo governo Jair Bolsonaro em pouco mais de dois meses.

 

O Banco do Brasil é controlado pelo governo federal e o presidente da República participou da cerimônia, em Brasília, em que a linha de crédito foi anunciada.

 

Em fevereiro, a Caixa Econômica Federal já havia lançado uma linha de crédito semelhante para os caminhoneiros.

 

Já no início de abril, o governo anunciou um programa destinado à compra de caminhões com mais de 30 anos de uso, pagando preço de mercado, sob a justificativa de incentivar a renovação da frota.

 

As medidas são anunciadas em ano eleitoral, quando o presidente Jair Bolsonaro tentará a reeleição. Além disso, beneficia uma categoria que o presidente considera fazer parte de sua base de apoio.

 

Em maio de 2018, por exemplo, quando ainda era deputado, Bolsonaro apoiou a greve da categoria.

 

Já em 2021, como presidente, Bolsonaro anunciou um auxílio de R$ 400 para os caminhoneiros em razão do aumento do preço do diesel. Também no ano passado, diante de ameaça de uma nova paralisação da categoria,

Bolsonaro chamou os caminhoneiros de "aliados" e disse que faria "a parte" dele.

 

Linha de crédito do BB

 

Por meio da linha de crédito do BB, apelidada de Antecipa Frete, o banco deposita o dinheiro do frete direto na conta do motorista com antecedência de até 120 dias.

 

De acordo com o BB, serão cobrados juros a partir de 1,79% ao mês. No caso da Caixa, os recursos são antecipados no mesmo prazo e com taxas de juros partir de 1,99% ao mês.

 

A vantagem dessa linha é que o dinheiro cai na conta do caminhoneiro mais rápido do que se o pagamento fosse feito pela empresa que contratou o frete.

 

Porém, o banco desconta uma parte do valor do frete para cobrir os juros. Na sequência, a transportadora transfere o valor total do frete ao banco.

 

No caso da linha lançada pelo Banco do Brasil, é necessário que o caminhoneiro tenha ou abra uma conta no BB e que a transportadora ou a embarcadora, que contrata o serviço do motorista, seja conveniada com o banco. A linha de crédito já está disponível para contratação.

 

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, mais de 2.500 empresas do segmento são correntistas do banco e podem aderir ao convênio. Quanto aos caminhoneiros, Ribeiro afirmou que o BB possui mais de 132 mil clientes do ramo.

 

Fonte: G1



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo
Nova Ação atendimento
Fetrabens
Ao clicar em enviar você concorda com os
Termos de Privacidade