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CNTA defenderá caminhoneiros em processo de trades do agronegócio que buscam controlar fretes
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) admitiu a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) como terceiro interessado no processo de associação de quatro importantes trades do setor do agronegócio com a Dalablog, empresa de serviços de pagamento eletrônico de frete e pedágios, que atuará conectando embarcadores e transportadores rodoviários de carga por meio de uma plataforma digital.
Ao ingressar no processo na condição de terceiro interessado, a CNTA buscará proteger os direitos dos caminhoneiros que podem vir a ser lesados em virtude dessa associação.
A CNTA entende que essa associação trará riscos concorrenciais, especialmente para segmentos com menor poder de barganha, como o dos transportadores autônomos, haja vista que as trades associadas constituem importantes players no setor de agronegócio e buscam, com a operação, padronizar os procedimentos de contratação e pagamento de fretes rodoviários por meio da plataforma da Carguero.
Esses são os alertas da CNTA: Um deles refere-se ao risco de exercício abusivo. A CNTA avalia que, de uma única vez, algumas das maiores empresas do país e que dominam o setor agrícola (elas em conjunto respondem por 50% do volume de exportação de grãos), passarão a escoar toda a sua produção por meio de uma única plataforma (Carguero), elevando instantaneamente a participação de mercado, já que a empresa consolidará o frete de todas as suas acionistas. Para os caminhoneiros autônomos e pequenas empresas de transporte, não haverá alternativa que não lidar com a Carguero ou com as outras duas grandes empresas deste setor, que se tornará extremamente concentrado.