
Notícias

CNTA e ANTT farão pesquisa sobre necessidades e hábitos dos caminhoneiros em PPDs
Identificar como seria um PPD – Ponto de Parada e Descanso – ideal para os caminhoneiros será o foco de uma pesquisa a ser lançada pela CNTA, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, em parceria com a ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. As entidades se reuniram na quinta-feira (03) na sede da agência em Brasília para discutir formas de ouvir os caminhoneiros sobre as necessidades e os hábitos dos profissionais nos locais de parada e descanso. Segundo a ANTT, a procura pela parceria com a CNTA se deu em virtude do “debate aprofundado” sobre o assunto durante o Fórum Nacional do Transportador Autônomo de Cargas, realizado pela confederação no fim de junho.
Pesquisa
A CNTA vai desenvolver nas próximas semanas um questionário para os caminhoneiros responderem de forma virtual. Serão perguntas sobre a prestação de serviços nos PPDs, a duração de permanência nos locais, a distância entre pontos dentre outras. O formulário contará com contribuições da ANTT e deverá estar disponível nos próximos meses.
Objetivo
A ideia da ANTT a partir dessa consulta aos caminhoneiros é estabelecer pilares para formular novo regulamento sobre PPDs no início do ano que vem. Nesse regulamento também serão definidos indicadores para avaliar se o PPD funciona bem ou não, quem fará a fiscalização dos pontos e quais serão os caminhos para corrigir eventuais problemas nos locais de parada e descanso.
Uma nova reunião entre a CNTA e a ANTT para tratar do assunto deverá ocorrer na segunda quinzena de agosto.
Fonte: CNTA