Comissão realiza debate sobre a mistura do biodiesel nos combustíveis

Por Fetrabens | 27 de setembro de 2021

Compartilhe:

 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta segunda-feira (27), a partir das 14 horas, sobre a mistura do biodiesel nos combustíveis.

 

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros:

- o diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes;

- o diretor superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Julio Cesar Minelli;

- o diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski;

- o coordenador da Comissão Técnica da Câmara Setorial de Máquinas Rodoviárias da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Odirlei Ducatti.

 

No início deste mês o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a redução do teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de 13% para 10%, especificamente para o 82º leilão de biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021.

 

Todavia, essa medida foi questionada por inúmeras entidades, como a Fetrabens divulgou em seu site (https://bit.ly/3ipX7rO). Para elas, atualmente, teores elevados de biodiesel provocam: congelamento do produto; formação de borras em motores; paradas repentinas de caminhões; entupimentos de filtros; deterioração precoce de peças metálicas de motores dos setores de transporte e agrícola; além de outros problemas que geram aumento de custos de operação e manutenção para os usuários.

 

A audiência pode ser acompanhada no link https://bit.ly/39GaSxd.

Fonte: Agência Câmara de Notícias