
Notícias

Concessionárias registram aumento de evasão de pedágio em rodovias de Campinas e região
Concessionárias da região de Campinas registram aumento na evasão dos pedágios das rodovias. A empresa responsável pelo trecho que liga Campinas (SP) a Mogi Mirim (SP) registrou a passagem de 1.818 veículos, um aumento de 31% entre em relação ao mesmo período do ano passado.
Já no pedágio de Indaiatuba, 280 carros evadiram as cabines de pagamento de janeiro a agosto desse ano, contabilizando um aumento de 10,23%. A infração é considerada grave e contabiliza 5 pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 195,20.
Para driblar a fiscalização, motoristas colocam em risco sua própria segurança e a de outros condutores, passando pelas cancelas em alta velocidade ou muito próximos ao carro que vai à frente. Imagens registradas pela concessionária mostram diversos carros ultrapassando o sinal vermelho para passar sem pagar.
Em um dos casos, foram 87 flagrantes somente do mesmo motorista passando sem pagar o pedágio durante um mês e meio. Segundo Alberto Correia Júnior, coordenador de atendimento da empresa, o motorista foi identificado pelas câmeras no pedágio e teve que pagar pelas infrações.
Desde que as câmeras foram instaladas nas praças de cobrança, aumentou também o número de apreensões de veículos que tentam driblar a fiscalização. "A gente acredita que o aumento seja pela sensação de que não serão identificados", completa Correia Júnior.
Motoristas tentam, inclusive, escapar da fiscalização com "kit de evasão de pedágio", cobrindo placas e mudando números. Quem comete o delito pode ser sentenciado por dois crimes e responde por estelionato ou adulteração. A pena é de até 6 anos.
Fonte: Portal G1 - Campinas e Região