
Notícias

Governo fará quatro leilões no semestre: Dutra e “Rodovia da Morte†estão na lista
O Ministério da Infraestrutura prepara um “mês das superconcessões”, que tem sido chamado de Infra Month.
A intenção é que sejam realizados quatro leilões seguidos entre dias 29 de outubro e 25 de novembro, cujos projetos devem receber mais de R$ 23 bilhões em investimentos da iniciativa privada.
O cardápio inclui a relicitação da Presidente Dutra (Rio-São Paulo), da BR-381 em Minas Gerais, conhecida como “rodovia da morte” e com a promessa de ser duplicada, além de projetos em terminais portuários.
O ponto alto do Infra Month será a relicitação da Dutra, que promete atrair pesos-pesados do setor e grupos internacionais no dia 29 de outubro. Esse novo contrato, que vai abranger ainda trecho de 271 quilômetros da Rio-Santos, prevê R$ 14,8 bilhões em investimentos em ampliação de capacidade. Uma das exigências é a construção de nova pista para a subida da Serra das Araras (RJ). Será o primeiro teste também do sistema “free flow”, sem a necessidade de praças de pedágio, com a cobrança eletrônica de tarifas.
Já no dia 12 de novembro, o governo resolveu juntar, em um único leilão, sete terminais portuários - em Areia Branca (RN), Maceió (AL), Mucuripe (CE), Itaguaí (RJ), Imbituba (SC), Cabedelo (PB) e Porto Alegre (RS). E em 19 de novembro, haverá o maior arrendamento portuário dos últimos 20 anos: as áreas STS 08 e STS 08A, destinadas à movimentação de combustíveis, em Santos (SP).
Finalmente, em 25 de novembro, será a vez da BR-381/262, em Minas Gerais e no Espírito Santo, conhecida pelo elevado número de acidentes, devido ao seu traçado sinuoso.