/
Notícias
IPVA em SP pode ficar mais caro em 2021
Os motoristas que têm carros licenciados no estado de São Paulo poderão ter uma desagradável surpresa no início do ano que vem. O valor do IPVA poderá ficar mais caro em 2022 na comparação com o que foi pago em 2021.
O valor do imposto pago pelo contribuinte deverá ser mais alto em razão da elevação do preço dos automóveis no Brasil neste ano. Segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o valor médio dos veículos no país subiu 24,94% em 12 meses, no período entre outubro de 2020 e setembro deste ano.
Os carros zero-quilômetro apresentaram um aumento de 20,72% no período. Se forem considerados somente os veículos usados, a elevação é ainda maior, de 30,25%. Com a pandemia, as montadoras têm enfrentado dificuldades com a falta de peças e queda na produção de veículos novos.
O que diz a Fazenda
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo informou que a tabela dos valores venais usada para definir o IPVA é encomendada de maneira específica à Fipe. Ou seja, os preços utilizados como base podem não ser exatamente os mesmos que são informados publicamente no site da fundação, ainda que sejam próximos.
A pasta acrescentou que deverá receber a tabela em novembro e fará a publicação oficial em dezembro. "Portanto, não há informações sobre alta ou baixa de valores de veículos. O calendário do IPVA/2022 segue em elaboração e a alíquota de IPVA permanece em 4% no Estado de São Paulo", diz a secretaria.
Nota Fiscal Paulista
Os contribuintes paulistas têm a opção de abater total ou parcialmente o valor do IPVA utilizando os créditos da Nota Fiscal Paulista. O mês de outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar os créditos para abatimento do IPVA. Quem tiver a intenção de resgatar os valores para essa finalidade deve fazê-lo até o dia 31.
Fonte: Valor Econômico