
Notícias

Ministério apresenta novo modelo de concessão no Paraná
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, apresenta nesta quarta-feira, em Curitiba, os detalhes do projeto do governo federal das novas concessões do pedágio no Paraná.
Tarcísio vai detalhar como funcionará a redução tarifária nas rodovias paranaenses, que segundo o ministério, pode alcançar mais de 50%, em média, conforme o resultado do leilão, em relação aos preços praticados atualmente.
As atuais concessões terminam em novembro, e segundo acordo anunciado pelo governador do Paraná semana passada, o leilão para os novos pedágios será pela menor tarifa, sem limite de desconto, com cobrança de um aporte financeiro chamado de “seguro usuário” para garantir a realização das obras.
O governo alega que na prática, uma praça de pedágio que tenha uma tarifa de R$ 16,30 já vai a leilão com uma redução média de 31%. O governo federal pretende fazer a nova concessão por 30 anos de 3.327 quilômetros de estradas federais e estaduais - 834 quilômetros a mais do que as atuais que vencem em novembro. Do total, 1.164 quilômetros de rodovias estaduais, ou 35% do trajeto original das novas concessões.