Postos Gerais de Fiscalização na Anhanguera começam a operar com sistema inédito de pesagem

Por Fetrabens | 02 de setembro de 2021

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Nesta quarta-feira (1º), entrou em operação definitiva, com início de fiscalização, o Sistema de Pesagem em Movimento de alta velocidade, o WIM (Weigh In Motion), na rodovia Anhanguera (SP-330), na altura das cidades de Orlândia e Igarapava.

 

O WIM é uma tecnologia que registra peso, tamanho e outras medidas do caminhão sem que o veículo precise entrar nas balanças ou Postos Gerais de Fiscalização (PGF). Essa medida é importante ao caminhoneiro, pois contribui para reduzir o tempo de viagens e melhora a performance da logística de entregas e de escoamento de produtos no país.

 

A Entrevias é a primeira concessionária no Brasil a operar o sistema WIM, uma inovação do Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo.

 

Com o retorno da pesagem e fiscalização dos veículos comerciais – sob responsabilidade do DER-SP - o WIM é uma novidade importante para o caminhoneiro, pois contribui para reduzir o tempo de viagens e melhora a performance da logística de entregas e de escoamento de produtos no país.

 

O Sistema de Pesagem em Movimento de alta velocidade está instalado em 4 pontos:

  • Rodovia Anhanguera (SP-330): km 373+000 norte e sul – próximo à cidade de Orlândia
  • Rodovia Anhanguera (SP-330): Km 448+000 sul – próximo à cidade de Igarapava
  • Rodovia Armando de Salles Oliveira (SP-322): Km 358+000 leste – próximo à cidade de Pitangueiras

 

Nos próximos dias, a fiscalização com o mesmo sistema começa a funcionar no PGF da SP-322 (Pitangueiras).

 

Como funciona

A Entrevias desenvolveu um modelo operacional inovador, que garante a facilidade de identificação de todos os veículos e direciona para entrada e pesagem no PGF somente os caminhões que estiverem com o peso ou as dimensões (largura ou altura) muito próximos dos limites da respectiva categoria, para que seja possível uma verificação mais precisa dessas características.

A concessionária instalou pórticos sobre as faixas de rolamento que estão equipados com câmeras com capacidade para identificação de placas (OCR), leitoras de tags de radiofrequência, scaner laser e câmeras panorâmicas. No pavimento das rodovias, foram instalados os sensores de peso e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar a classificação do veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa de veículo, suas dimensões (altura, largura, comprimento).

 

O WIM está previsto no contrato de concessão da Entrevias e, desde o início de sua operação - em meados de 2020, primeiro em uma fase educativa – Artesp e DER acompanham o desempenho do sistema.

Fonte: Portal da Entrevias



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