PRF do Piauí lavra 512 autos de excesso de peso só em 2021

Por Fetrabens | 25 de agosto de 2021

Compartilhe:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí registrou, nos primeiros sete meses de 2021, um aumento nos flagrantes de excesso de peso no estado: foram lavrados 512 autos relativos a essa infração.

 

O trabalho resultou na retirada de quase 5.000 toneladas de excesso superando em 22,5% a quantidade apreendida no mesmo período de 2020. Essa quantidade de peso excedente daria para encher 330 caminhões de três eixos.

 

O trabalho de fiscalização dos veículos de transporte de cargas tem o objetivo de coibir condutas irregulares na execução desse tipo de transporte e possíveis ilícitos criminais, contribuindo assim para a fluidez do trânsito, conservação do pavimento asfáltico e segurança dos usuários.

 

A PRF informa que o excesso de peso desses veículos prejudica a vida útil do asfalto, o fluxo dos carros e ainda pode provocar acidentes, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga.

 

O excesso verificado nas fiscalizações gera uma multa referente à infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg, a infração será considerada gravíssima e punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado.

 

Como medida administrativa, os veículos de carga ficam retidos até que se providencie a retirada do excesso para outro veículo para que assim possa seguir viagem.



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo
Nova Ação atendimento
Fetrabens
Ao clicar em enviar você concorda com os
Termos de Privacidade