/
Notícias
Romeiros recebem orientações na Via Dutra durante peregrinação a Aparecida do Norte (SP)
A partir desta segunda-feira (06/10), os romeiros com destino ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo, vão receber orientações de funcionários da concessionária RioSP, no sentido de preservar a segurança durante o trajeto.
A iniciativa faz parte do Projeto Romaria Segura 2025, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dioceses e entidades religiosas.
Segundo a concessionária, as tendas foram instaladas em pontos estratégicos da Dutra, no trecho entre Arujá (SP) e Aparecida do Norte (SP), bem como entre Resende (RJ) e Aparecida do Norte (SP).
Os usuários peregrinos terão à disposição 23 bases operando 24 horas, entre segunda (6) e domingo (12), feriado nacional. Nesses locais, o romeiro será acolhido e receberá orientações de como realizar uma caminhada mais segura. Também serão entregues itens de segurança como coletes e fitas refletivas, água e estarão disponíveis banheiros e totens para carregar celular.
Rota da Luz
Para quem preferir, existe uma rota alternativa, com menor tráfego, chamada de “Rota da Luz”, onde a empresa colocará 4 tendas de apoio para orientação e entrega de kits de segurança.
Orientações de segurança
As equipes da concessionária e os promotores que atuarão nas tendas foram treinadas para compartilhar com os romeiros dicas práticas com base em diretrizes de segurança viária.
Dentre as principais orientações, estão:
- Percorrer sempre no sentido contrário ao fluxo de veículos (contrafluxo), evitando caminhar “na direção do carro”
- Utilizar passarelas para a travessia, jamais cruzar faixas de rolamento fora de locais apropriados
- Vestir roupas claras e confortáveis, boné, proteção solar e hidratação constante, especialmente nos trechos mais extensos
- Evitar caminhar durante o período noturno. Se não for possível, utilize roupas claras e itens refletivos. Serão distribuídos cerca de 20 mil coletes e 60 mil fitas refletivas
- Manter-se hidratado e fazer pausas, aproveitando os pontos de orientação para apoio, esclarecimento de dúvidas e obtenção de kits de segurança
- Respeitar as orientações da equipe nas tendas, que podem indicar rotas seguras, pontos de travessia ou encaminhamento via “Rota da Luz”, quando apropriado.
Página oficial e mapa das tendas
Mais informações sobre o local das das tendas, orientações completas, mapas da “Rota da Luz” visite a página exclusiva no site da concessionária.
Fonte: Estradas