
Notícias

Termina dia 31 prazo para renovar exame toxicológico de CNHs com vencimento entre janeiro e abril de 2024
O condutor habilitado nas categorias C, D e E, cuja validade da CNH expira entre janeiro e abril de 2024, tem até dia 31 de dezembro para renovar o exame toxicológico periódico um laboratório credenciado pelo Denatran.
A partir do dia 1º de janeiro de 2022 a fiscalização já poderá aplicar a penalidade do art. 165-B do Código de Trânsito Brasileiro, caso flagre o motorista conduzindo caminhão, carreta, ônibus ou qualquer outro veículo dessas categorias.
A Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX) aponta que, até o fim de novembro, cerca de 300 mil motoristas com CNH C, D ou E perderam o prazo para realizar o exame toxicológico periódico. Todos esses condutores receberão um registro automático na CNH, apontando uma multa de R$ 1.467,35, que será cobrada no momento da renovação da habilitação. A realização do teste é obrigatória.
Afogado em multas
O número pode subir para quase um milhão de condutores penalizados pela perda de prazo para realização do exame ainda este ano. O passivo para a categoria pode chegar a quase R$ 1,4 bilhão, com a soma das multas. Para evitar esse cenário, motoristas com CNH C, D ou E, com validade entre janeiro e abril de 2024, precisam fazer o toxicológico periódico até 31 de dezembro de 2021.
Fonte: Exame